Como abrir empresa no município de São Paulo ?
Muitas pessoas pretendem abrir seu próprio negócio, mas não sabem por onde começar e nem se o seu empreendimento dará certo.
Pensando nisso, elaboramos esse passo a passo para você empreendedor, que deseja estabelecer a sua empresa no município de São Paulo.
Para que sua ideia ou sonho venha a se tornar realidade, é preciso ter cautela, foco, pesquisa, capacitação e planejamento, entre outros fatores decisivos. Diante de várias ideias, o empreendedor deve priorizar aquelas com maior afinidade.
Passo a passo para abertura de empresa no município de São Paulo:
Preciso de contador para abrir empresa no município de São Paulo ?
Sim. O contador profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório de contabilidade e desse assunto, nós da UPGRADE – Contabilidade e Consultoria entendemos e muito bem de todo o processo de abertura de empresas.
O passo mais importante para abrir uma empresa é dominar a burocracia.
A burocracia ainda é um obstáculo enfrentado pelo novo empresário brasileiro que deseja ser dono do seu negócio. Como envolve uma série de etapas e de documentações, abrir empresa pode significar dor de cabeça se esse momento não for devidamente planejado. Que tal passar por essa etapa importante e decisiva sem ter preocupações e estresse?
Para abrir uma empresa sem dor de cabeça contrate um profissional de contabilidade que será responsável por te ajudar em todo o processo.
Este é apenas o pontapé inicial.
Tudo que sua empresa precisa para ser competitiva, desde a abertura até a estruturação fiscal, você empreendedor encontra aqui na UPGRADE – Contabilidade e Consultoria.
Processo de Viabilidade - Prefeitura Municipal
Antes de emitir o CNPJ, será necessário fazer a viabilidade com a prefeitura municipal de São Paulo. Isso significa que será necessário informar a atividade que será realizada, apresentar o IPTU do local onde a atividade será exercida. Com isso, é possível verificar se o local tem condições para receber as atividades da empresa.
Elaboração e Registro do Contrato Social
O contrato social e como uma certidão de nascimento da empresa. É o item mais importante no processo de abertura de um negócio. Ele definirá todas as obrigações e direitos da empresa.
Diante disso, segundo o Código Civil, o empreendedor precisará definir no desenvolvimento do contrato social os seguintes itens: interesse das partes, finalidade e objetivo do negócio, descrição do tipo de sociedade e como será definida as cotas.
Além disso, o contrato deverá conter a assinatura de um advogado para que tenha validade. Após o desenvolvimento do documento, será necessário ir a Junta Comercial para registrar o mesmo. Será necessário ainda apresentar alguns documentos, como:
- Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual
- Cópia do RG e CPF dos sócios;
- Requerimento Padrão (Capa da Junta) em uma via; cópia do CRC do elaborador do contrato, nesse caso o contador responsável;
- Cópia autenticada da OAB, quando necessário;
- Pagamento das guias de registro através de GARE e DARF.
Após o registro na Junta Comercial, o novo empreendedor terá o número de identificação de registro da empresa (NIRE) que deverá ser fixada no contrato. Além disso, também já terá o CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Obtenção da Inscrição Estadual
Empresas que exercem atividades de indústria ou comércio no município de São Paulo, precisam emitir a Inscrição Estadual. O processo hoje é realizado juntamente no ato de Registro do Contrato Social na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), que está integrada com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e permite que a empresa se cadastre como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Obtenção do Certificado de Licenciamento e Inscrição Municipal
A Inscrição Municipal será necessária para conquistar o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), o Alvará de Funcionamento e a senha web. Eles são obrigatórios para a liberação da emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
O alvará de funcionamento é o documento que permite que uma empresa desempenhe suas atividades em determinado local.
O alvará é emitido pela Prefeitura, Administração Regional ou Secretaria Municipal da Fazenda. Os documentos necessários para obter o alvará de funcionamento são:
- Cópia autenticada do contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel; – quando for o caso;
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia da capa do IPTU;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria de Receita e Rendas;
Cadastro e Inscrição na Vigilância Sanitária do município de São Paulo
Toda empresa que produz, manipula, comercializa ou transporta produtos e serviços que tenham influência na saúde humana, precisam do alvará da vigilância sanitária.
O documento tem como objetivo determinar que uma empresa atua atendendo todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância e Saúde (ANVISA).
O alvará sanitário deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, será necessário reunir os seguintes documentos: cópia do contrato social, cópia do CNPJ e cópia do atestado de viabilidade (aprovado na consulta comercial).
Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir sua empresa no município de São Paulo, é possível que tenha surgido algumas dúvidas.
Seja atendido por um Contador !
Canais de comunicação e localização da UPGRADE – Contabilidade e Consultoria.
Telefone: (11) 4183-2079
Whats | Celular: (11) 96838-5571
E-mail: contato@upgradecontabil.com.br
Av. Rui Barbosa, Nº 1275 – Centro – Carapicuíba, São Paulo – CEP: 06311-001
Vem para a UPGRADE CONTABILIDADE E CONSULTORIA.
A contabilidade aliada do seu negócio!
NÓS FAZEMOS A SUA CONTABILIDADE. VOCÊ FAZ SUA EMPRESA CRESCER.