
Construa uma equipe de vendas que alavanque a produtividade e gere resultados para sua empresa.
Já percebeu que quando uma equipe de vendedores é engajada e gosta de vender, os resultados do negócio só aumentam? Pois essa é a diferença de contar com uma equipe de vendas de alta performance!
Equipes de vendas de alta performance são aquelas que, além de vender muito, também demonstram um alto grau de competência.
Um time de alta performance alavanca as vendas porque possui competências bem desenvolvidas, colaboradores motivados e visão estratégica alinhada com os objetivos e metas da empresa e são extremamente entrosadas, mesmo que haja uma diversidade de ideias, crenças, conhecimentos e opiniões.
Mas criar essa equipe não é fácil, há muitos elementos que precisam ser levados em conta.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar uma equipe de vendas de alta performance. Acompanhe a leitura!
8 dicas de como montar uma equipe de vendas de alta performance
Se a sua ideia é formar um time de vendas de alta performance, saiba que sua empresa precisará aplicar algumas medidas.
A seguir, você poderá ver 7 dicas de como montar uma equipe de vendas de alta performance!
1º – Defina um líder
Essa é a dica mais importantes para criar uma equipe de vendas de alta performance, uma boa equipe precisa de um BOM LÍDER, e esse papel pode ser exercido por um profissional designado especialmente para comandar o time de vendas.
Mas lembre-se sempre que uma boa liderança está muito longe de imposições ou de ser uma pessoa “autoritária”.
LÍDER x CHEFE
Entenda esses conceitos:
No entanto, nem na teoria e nem na prática, os termos “líder” e “chefe” são os mesmos, já que um líder pode não ser um chefe, e um chefe pode não ser um líder.
Geralmente, o chefe é aquela figura autoritária que possui maior conhecimento técnico e que determina as atribuições dos seus subordinados. Além disso, a principal preocupação do chefe é alcançar as metas e resultados através de esforço físico, pressão e cobrança, independente de qualquer problema.
O líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa, mesmo que o próprio líder seja o último da hierarquia, a sua figura é aberta ao diálogo, ele delega tarefas, garante o foco da equipe, mantem a disciplina e faz o colaborador vestir a camisa da empresa, garantindo a transparência no fluxo de informações e no progresso dos resultados. A pessoa que lidera, inspira, motiva os outros a fazerem as suas vontades independentes da pressão ou de situações alheias.
No ambiente corporativo de vendas, não se pode confundir liderança com chefia.
2º – Faça reuniões de alinhamento
Como aumentar a saída de produto x? O que fazer para atrair mais clientes para a empresa? Questões como essas são debatidas em uma reunião de alinhamento.
Nessas reuniões, as equipes de venda de alta performance avaliam e reavaliam suas estratégias, pensando quais ações podem colocar em prática para atingir as metas e objetivos estabelecidos.
Nesse ponto também é uma ótima oportunidade para que as equipes de vendas tenham a liberdade para falarem sobre os problemas internos e possam propor soluções e melhorias para a empresa
Mas para além disso, nunca se esqueça de dar feedbacks ao time e falar de forma clara o que se espera de cada colaborador. Isso será crucial para direcioná-los. Sem esse contato constante, não tem como formar uma equipe de vendas!
3º – Exponha o posicionamento e os objetivos da empresa
Uma equipe alinhada com as estratégias e valores deve, primeiramente, conhecer quais são os objetivos e metas de negócios, além da visão, missão e valores da marca e as características dos produtos oferecidos pela empresa.
Cada um desses atributos deve ser disseminado no grupo, pois todos os seus membros serão mais entrosados e focados se compartilharem os mesmos propósitos.
Assim, eles se sentirão verdadeiramente parte da empresa.
4º – Reconheça seus esforços
Outra atribuição do líder é atuar perto de seus liderados. Quer saber mesmo como formar uma equipe de vendas? Aproxime-se de seus liderados!
Essa proximidade é importante para que o superior possa identificar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes da sua equipe.
Nesse sentido, o reconhecimento dos bons resultados apresentados é fundamental para mostrar aos seus vendedores que há uma atenção especial sobre seu desempenho e que eles serão recompensados no momento certo.
O que você faz para estimular o comprometimento e a produtividade do seu time de vendas ?
Existem diversas maneiras de recompensar melhorias de desempenho da equipe de vendas como:
- prêmios
- bônus
- comissões
- gratificações
- confraternizações
Mas saiba que a ideia não é apenas recompensar algo que o funcionário tenha realizado. O objetivo é engajar e inspirar outros vendedores a alcançarem o mesmo resultado.
5º – Incentive o diálogo entre a sua equipe de vendas
A ideia, aqui, é criar um ambiente de trabalho onde a equipe de vendas possa interagir mais entre si. Isso facilita a formação de relacionamentos pautados na confiança, pois as pessoas se sentirão mais à vontade para expor suas ideias, sugestões e opiniões.
É um processo que aprimora a criatividade, aumenta o comprometimento e reforça o espírito de equipe.
6º – Realize dinâmicas motivacionais
É natural que em alguns momentos a produtividade do seu time de vendas desacelere e por vezes caia um pouco. Mas não basta apenas ver esse dado e não fazer nada, certo?
Daí será preciso encontrar formas de motivar a equipe desanimada. As dinâmicas motivacionais são uma boa pedida, já que além de serem divertidas e eficazes, também promovem a ação e o desenvolvimento de competências.
Essas dinâmicas podem expor as dificuldades da equipe, resolver conflitos internos e até incluir os colaboradores em processos de decisão, saindo da zona de conforto.
7º – Invista em treinamentos e qualificação
Assim como as reuniões, os investimentos em treinamentos são imprescindíveis para dinamizar, reciclar e melhorar o trabalho dos vendedores. Investir em treinamentos e qualificação é muito importante para formar uma equipe de vendas de alta performance.
A capacitação é importante não só para a empresa como um todo, mas para a própria carreira dos membros da sua equipe — especialmente quando voltada para atualização e inovação de processos como prospecção e gestão de oportunidades. Esse processo de capacitação irá reforçar o engajamento e a formação profissional dos funcionários, que se atualizam e desenvolvem novas habilidades..
8º – Utilize a tecnologia e softwares de automação
A utilização de um software de CRM ou aplicativo para Gestão Comercial oferece um ganho de performance necessário para formar uma equipe de vendas mais produtiva e de alta performance.
Além de trazer mais inteligência, facilidade, controle e organização à área comercial, esses sistemas automatizam os trabalhos manuais, o que permite aumentar a eficiência, o controle e a organização do setor de vendas, tornando-os mais mecânicos.
Sem falar no visível ganho de performance, já que seus funcionários terão mais tempo para encantar o cliente e revisar estratégias. Assim, garante-se mais eficiência, pois o seu time passará a produzir mais em menos tempo.
A comunicação é a chave para a excelência da equipe de vendas
Vimos neste artigo que para montar uma equipe de vendas de alta performance, é fundamental oferecer estrutura e suporte, desde a liderança até o suporte tecnológico. Mas, até conquistar esses altos níveis de desempenho, é importante conhecer e avaliar cada um dos seus vendedores para definir como cada ação será tomada.
Essas práticas ajudarão os membros de seu time comercial a serem mais satisfeitos e, assim, produzirem e venderem mais.
.Mas mais do que isso: estimular uma cultura do diálogo entre a equipe, pois essa comunicação interna é decisiva para o atingimento de metas e para que a equipe entenda como desempenhar suas atividades e quais as estratégias devem ser adotadas.
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