Enfrentando a Crise – Gestão e Estratégia

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No momento que estamos vivendo, temos que pensar nesse processo mais reflexivo e estratégico em relação ao nosso negócio.
A sociedade deve entender que nesse momento precisamos estar mais unidos, e a informação relevante é muito importante. O empreendedor brasileiro, na sua grande maioria, não tem uma preparação prévia sobre aspectos de gestão.

Esse momento que estamos vivenciando é o momento em que a contabilidade pode te ajudar com informações.

E nesse conteúdo você vai encontrar algumas dicas e lições sobre Gestão para te ajudar a enfrentar essa crise que estamos vivenciando:

1 – Caixa 

O item mais importante a ser considerado pelo gestor é o CAIXA, ele é REI em momentos de crise.
O empreendedor brasileiro geralmente não tem caixa, e muitas vezes sequer tem um controle financeiro eficaz em relação ao seu negócio.

Seu caixa é quem vai mandar no seu negócio no atual momento.

“Por quê?”

Se você tem um bom caixa na sua empresa, o seu negócio provavelmente não vai quebrar, o caixa te sustenta.

É claro que você não pode ignorar a força do dinheiro, o fato de ter um caixa não permite que, em momentos de crise, continue gastando.

Toda mudança em relação ao seu negócio deve acontecer neste momento, mesmo que você tenha caixa.E se não tem caixa, tem um sério problema nas mãos, você precisa agir rápido para sanar esse problema.

“Não sabemos quanto tempo vai durar a crise, vamos proteger o caixa que nós temos, por que temos que ter uma empresa depois da crise.”

A nossa vida vai voltar a funcionar, as pessoas vão começar a consumir novamente, elas vão começar a ter acesso a tudo aquilo que a economia de modo geral tem que proporcionar.

E o seu caixa é que fará com que a sua empresa tenha um reinício nesse processo de pós-crise.

NA PRATICA O QUE ISSO SIGNIFICA ?

O bom gestor sabe que tem que reduzir a operação ao mínimo, para que a queima de caixa seja a menor possível.

O fato da sua empresa não está faturando e não está funcionando normalmente, apenas minimamente, não significa que você está com seu negócio quebrado.

Você precisa enxugar todo o seu negócio, para que a sua operação consuma o mínimo possível de caixa.

Com isso você faz um processo de alongamento do seu caixa.

Você não pode ter os mesmos gastos mensais que tinha antes portanto deve cortar custos.

Portanto, na sua vida pessoal, na sua vida profissional, na sua empresa e no seu negócio como um todo você tem que reduzir custos, isso vai trazer a possibilidade de alongar o seu caixa.

Quanto mais caixa você tiver no processo, para passar nessa primeira fase aguda da crise, melhor será.

Imagine que o governo libere hoje o funcionamento das empresas, será que, por exemplo, o mercado de companhias aéreas vai voltar a funcionar imediatamente?

Eu tenho relatos aqui de empresas ligadas a área de turismo que tinham 200 funcionários e que hoje estão com menos de 20, para sobreviver tiveram que reduzir drasticamente o seu time.

É claro que isso vai voltar com o tempo.

Mas é preciso olhar o cenário de alongamento desse caixa, pois como dito acima: “não sabemos quanto tempo tudo isso vai durar”.

Organizar o fluxo de caixa é essencial para a gestão de crise nesse momento crítico de paralisação econômica. A regra para todos os empresários será reduzir os gastos e projetar o funcionamento do negócio com uma queda expressiva nas vendas.

Isso significa fazer projeções de receitas e despesas, organizar o plano de contas, sugerir medidas para redução de gastos, analisar o fluxo de caixa, priorizar os pagamentos essenciais e negociar prazos para dívidas que terão que ser postergadas, etc.

2 – Mudança de Estratégia 

A crise está separando os ganhadores dos perdedores, levando sempre em consideração que, mesmo depois da crise, as coisas demoram um pouco para se normalizar.

Muitos negócios vão se perder no meio do caminho e o seu negócio pode não ser um deles. Essa é uma visão extremamente realista!

Se você permitir que essa crise derrube o seu negócio, significa que você já tinha um problema de gestão, antes da crise.

Para fugir dessa estatística, você precisa olhar seu negócio de forma estratégica e agir rápido.

Se você tem um negócio e esse negócio é pura e simplesmente voltado para o presencial, é hora de você pensar no seu negócio, você corre um risco muito grande.

No formato online (digital, e-commerce, delivery), as pessoas vão continuar consumindo, e essa demanda tende a aumentar.
Quanto mais você se antecipar às consequências da crise, melhor será sua resposta aos possíveis cenários que vamos encarar daqui para frente.

3 – Gestão da Crise

É totalmente imprevisível o que pode acontecer agora, e os impactos vão atingir os segmentos como um todo.

As empresas aéreas, segmento de turismo, restaurantes, diversão, comércio, etc., tudo está sendo fortemente impactado.

Essa crise vai trazer grandes mudanças, pessoas vão perder o emprego, empresas terão sérios problemas financeiros.

Tem muita coisa por trás disso tudo e não sabemos ainda o que vai acontecer.

A dica que eu posso dar agora é:

  • Mantenha o seu caixa estável nesse momento;
  • Evite novos investimentos;
  • Não faça grandes mudanças;
  • Esteja atento(a) a tudo;
  • Aproveito o tempo de isolamento e trace novas estratégias para o seu empreendimento.

Você precisa olhar para o seu negócio e tentar entender o real impacto sobre o seu segmento, não fique esperando algo acontecer, você deve se antecipar de forma estratégica em relação ao seu negócio.

Não deixe o seu negócio simplesmente parar e ficar estagnado, você não pode ficar olhando o seu negócio acabar, você tem que fazer as coisas acontecerem.

É possível fazer muita coisa em relação ao seu negócio. Existem opções alternativas para vender e estratégias para gerar, ao menos, um fluxo de caixa mínimo.

Faça um diagnóstico aprofundado da situação da empresa. Com os dados contábeis e financeiros em mãos, você terá condições de avaliar a posição do negócio antes do início da crise e suas perspectivas, além de estudar os possíveis impactos da pandemia de acordo com o seu segmento.

Isso irá te dar segurança para tomar decisões de forma racional.

4 – Informação é Poder

A informação gera poder de decisão e permite que você tome decisões acertadas, e é isso que vai salvar a sua empresa.

Portanto, MANTENHA-SE ATUALIZADO.

Consuma informações como essa, consuma o conteúdo de pessoas que estão compartilhando informações para ajudar o seu negócio.

Lembre-se: precisamos ter uma visão realista do que está acontecendo, mas fuja das visões sensacionalistas.

Ficar em casa de quarentena, não significa ficar parado olhando o seu negócio ser dizimado em razão dessa crise.

Ouça os empresários que estão em outros níveis e já passaram por outras crises, acompanhe pessoas que estão dando a você orientações práticas para entender como podem minimizar esse impacto.

O governo tem lançado medidas provisórias e pacotes econômicos emergenciais para socorrer as empresas na crise do coronavírus, e você deve ficar atento aos benefícios.

Enquanto a MP 927 flexibiliza as regras trabalhistas, a recém-publicada MP 936 de 1º de abril de 2020 permite a redução proporcional de jornada de trabalho e salários para evitar demissões

Esteja atento aos nossos canais de comunicação, a UPGRADE – Contabilidade e Consultoria vai coletar essas informações que geralmente são complicadas e transformá-la, de forma prática, em informação simples.

5 – Motivação e Empreendedorismo

É importante entender que vivemos uma situação onde o mundo todo está parado, mas devemos considerar que mais cedo ou mais tarde tudo volta a funcionar.

Você precisa pensar que existe um processo pós-crise e se preparar para ele.

A sua empresa vai continuar existindo depois dessa crise, se você fizer o que deve ser feito agora.

Você vai entender como pode melhorar e minimizar os impactos dessa crise no seu negócio.

Finalizando…

Nós vamos sair dessa, passaremos por momentos difíceis, não sabemos o grau de dificuldade que vamos enfrentar nos próximos meses e quanto tempo tudo isso vai durar, mas vamos sair dessa. 

Quer saber mais sobre Gestão Empresarial, Empreendedorismo, tem uma ideia, tem um sonho de negócio e quer coloca-lo em prática e possui alguma dúvida ?

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