O estado de São Paulo terá novas regras de isolamento e deve iniciar a retomada gradual de atividades a partir da próxima segunda-feira (1°).
A proposta levará em conta as características de cada cidade, e será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (27). Na data, o governo também irá detalhar a proposta de retomada econômica para o estado.
O plano prevê cinco etapas. As regiões serão classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).
Taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios.
- Municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores anunciados anteriormente
- A flexibilização deverá ser feito por decreto pelos prefeitos das cidades observando também os planos regionais
- 2 pré-requisitos para a flexibilização:
- Adesão aos protocolos de testagem
- Prefeitos deverão apresentar fundamentação científica para liberação que cite fatores locais relacionados ao município
As regiões que cumprirem as determinações do governo do estado poderão reabrir na primeira fase:
A nova fase da quarentena em São Paulo prevê cinco categorias graduais de isolamento, do mais ao menos rígido (vermelha, laranja, amarela, verde e azul). Os critérios para estabelecer a retomada tem duas balizas, a de saúde e a econômica.
Na laranja, a primeira graduação de afrouxamento, concessionárias, atividades imobiliárias, escritórios, o comércio de varejo e shoppings podem retornar, mas com restrições e adoção de protocolos de segurança.
Na sequência (e sob as mesmas condições), são autorizados também bares, restaurantes e salões de beleza, e concessionárias, imobiliárias e escritórios podem voltar a funcionar com restrições menores, atendendo apenas aos protocolos mínimos de higiene e prevenção.
A fase quatro, a verde, adiciona apenas as academias às atividades que podem funcionar com restrições.
Na última, a azul, todos os setores temáticos da economia, inclusive espaços públicos e eventos que permitam aglomeração, podem funcionar respeitando a protocolos mínimos de segurança e higiene.
Vale ressaltar que cinemas e eventos esportivos não possuem uma escala de funcionamento gradativo, ou seja, com maiores restrições, mas voltam direto na categoria azul, a “fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos [mínimos de prevenção]”.
O setor educativo foi indicado como de alta vulnerabilidade econômica e, portanto, considerado de prioridade para o retorno, sendo classificado ao lado dos restaurantes, da economia criativa dos serviços de beleza e das academias.
No entanto, as escolas não responderão à mesma escala gradual de retorno, mas assim como os transportes, terá um plano específico, “a ser definido” e que não foi especificado na apresentação do governo.
Segundo o plano, cada região do estado será categorizada segundo diretrizes de atenção à capacidade do sistema de saúde e da evolução da epidemia.
Apesar de apresentar os índices que serão observados nessa classificação (por exemplo ocupação das UTIs e número de casos), o governo não explicitou quais serão os parâmetros de cada indicador para permitir (ou não) o
retorno das atividades.
Cada setor da economia também terá protocolos próprios, disponíveis em um portal na internet.
Segundo o mapeamento do governo, todas as regiões de São Paulo estão, no momento, entre as bandeiras vermelha e amarela.
Cabe aos prefeitos dentro de cada uma das regiões decidir, por meio de decreto, reabrir suas respectivas economias segundo o plano de progressão do estado. Para isso, os municípios devem aderir aos protocolos de testagem e apresentar fundamentação científica para justificar a decisão.
Caso os índices de Saúde piorarem, as cidades poderão voltar para fases anteriores.
Quer saber mais sobre Gestão Empresarial, Empreendedorismo, tem uma ideia, tem um sonho de negócio e quer coloca-lo em prática e possui alguma dúvida ?
Vem para a UPGRADE – CONTABILIDADE E CONSULTORIA.
(11) 96838-5571
(11) 4183-2079
contato@upgradecontabil.com.br
Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro desses e outros assuntos empresariais.
Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a terem acesso a ele também!