O Poder de começar !

MKT TV SER GRANDE 1024x680 - O Poder de começar !

Nossas ideias podem envolver muito mais do que conseguimos enxergar neste momento. Talvez elas sejam apenas o início de algo muito especial.
Dar o primeiro passo é muito mais do que aqueles que não saíram do lugar.

Você não precisa ser grande para começar, mas precisa começar para ser grande.

Quantas ideias você já abandonou por considerá-las estúpidas ou por ser desencorajado por outras pessoas? As ideias mais inovadoras da história já foram rotuladas como estúpidas. Porém, a história mostra que essas ideias serviram como gatilho para alguns dos maiores sucessos atuais.

Tem um pequeno negócio que funciona em casa, na garagem, nos fundos da casa ou pensando em criar um? Tenha orgulho e muito disso! Atualmente, com a categoria de Microempreendedor Individual, isto é mais fácil, rápido e barato do que imagina.

As histórias de sucesso das empresas que começaram em uma garagem servem como uma fonte de inspiração para os jovens empreendedores. O sonho começa com uma boa ideia e se torna realidade com muito empenho, trabalho árduo e uma boa dose de ousadia.

Muitas das grandes empresas que são hoje referência mundial de empreendedorismo de sucesso começaram realmente em uma garagem ou em um pequeno espaço.

E o que aprender com todas estas empresas? O que foi mencionado logo no início: Dê o primeiro passo e tenha (muito) orgulho disso!
Todos os empreendedores que começaram assim e cresceram sabiam que estavam dando o seu melhor para fazer o melhor possível.

Não há nada de errado em começar pequeno. O que é errado é pensar e fazer pequeno. Estes, nem deveriam sair de casa. Vão se perder, pois o mundo é grande e para os que pensam assim.


Pequeno exemplo do que trata esse post.

Cacau Show

Foi em um Fusca branco 78 que o empresário Alexandre Tadeu da Costa, 41, começou sua trajetória de sucesso. Em 1988, então com 18 anos, ele colocava trufas e bombons de chocolate no banco de trás do carro e os vendia em padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo (SP). Era o início da Cacau Show, rede de chocolates artesanais com 1.160 lojas em todo o país.

Depois de um realizar um grande pedido de ovos de páscoa, os pedidos foram feitos em uma cozinha de 12 m² e depois a sede da Cacau Show foi para uma sala do mesmo tamanho na empresa dos pais do empresário e a empresa cresceu.
O crescimento da marca obrigou a mudança de endereço da matriz. Em 2006, foi inaugurada a fábrica de Itapevi (a 40 km da capital paulista). A área total é de 70 mil m². Além desta, existem outras quatro fábricas em funcionamento: Campos do Jordão (SP), Curitiba (PR), São Paulo (a primeira sede) e uma segunda em Itapevi, que juntas produzem mais de 12 mil toneladas de chocolate por ano.


A opinião de outras pessoas não definirá o sucesso de sua ideia

Muitas pessoas tendem a rotular novas ideias como estúpidas. Insegurança, pouco conhecimento e resistência à mudança são algumas das razões. Ao invés de nos decepcionamos com uma opinião negativa, pode ser que na verdade estamos no caminho certo.

Não crie desculpas

“Se você realmente quiser fazer algo, encontrará um jeito. Se não quiser, encontrará uma desculpa.” ― Jim Rohn

Chegar ao final da sua vida, olhar para trás e se arrepender de não ter feito aquilo que deveria ter sido feito pode ser um dos piores sentimentos da vida de uma pessoa. Não haverá mais energia e força para trabalhar com afinco naquilo que você não fez. Será tarde demais.

É como se lembrar que você deveria ter feito mais por um ente querido somente após a sua morte. É sempre tarde demais.

O que acontece hoje em dia é que as pessoas sempre acabam adiando seus objetivos, como se nosso tempo fosse ilimitado. Como se imprevistos e problemas nunca pudessem nos afetar.

Muitos dizem: “quando eu conseguir juntar dinheiro suficiente, vou começar a trabalhar no meu sonho”. E, no final, nunca conseguem o surreal “suficiente”. Essas pessoas acabam gastando a maior parte de suas vidas contando salários enquanto seus sonhos desvanecem lentamente.

Não crie desculpas! Não coloque a culpa na falta de tempo ou dinheiro. A verdade é que os únicos responsáveis pelo que fizemos ou deixamos de fazer somos nós mesmos.

Divida sua ideia em projetos menores

“Roma não foi construída em um único dia” e, provavelmente, a sua ideia também não será.

Reflita sobre os maiores projetos já produzidos pelo homem: desde as maiores obras de engenharia do século até a incrível complexidade de uma missão no espaço. Todos esses projetos, por maiores e mais complexos que pareçam, foram divididos em vários projetos menores, dividindo assim sua complexidades. Aquele projeto que então parecia imenso e impossível torna-se mais fácil de se realizar e de ser gerenciado.

O mesmo vale para grandes ideias. A partir do momento que dividimos uma grande ideia em diversos passos menores, somos capazes de identificar qual o melhor caminho a ser seguido e por onde começaremos a trabalhar.

Essa é uma técnica amplamente utilizada por gerentes de projeto ao planejar os mais complexos projetos. É uma adaptação do famoso “dividir para conquistar”.

“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo.” — Lao-Tsé

Ao concluir cada pequena etapa do seu projeto, você será recompensado com uma nova dose de motivação e também conseguirá avaliar se está no caminho certo.

Existe um mundo de oportunidades fora de sua zona de conforto

Lembre-se que, fora da sua zona de conforto, você não estará, de fato, confortável com as coisas que irão acontecer. Desafios e problemas serão sempre esperados, mas nunca serão permanentes.

Mantenha em mente o porquê você está onde está. Pendure no seu quarto, na geladeira, onde preferir, mas mantenha sempre visível o seu objetivo. Isso irá ajudar com a motivação e determinação que você precisa quando passar por desafios e problemas que vão, sim, acontecer ao longo de sua jornada.

À medida que você conquistar pequenas vitórias, superar pequenos problemas e continuar a sua jornada, você estará preparado para confrontar problemas e dificuldades maiores. Saiba dar o devido valor aos desafios e problemas à medida que acontecem.

Lembre-se sempre:

Foque nas atividades principais.

Feito é melhor do que perfeito.

Conclusão

Para construir um projeto, é preciso estar disposto a começar pequeno, ao mesmo tempo em que se deve pensar grande. Quem se acha bom demais para começar pequeno, dificilmente chegará a algum lugar de destaque.

A mensagem principal deste post é:

  • Aquela ideia que grita por atenção em sua mente, neste exato momento, pode nunca se tornar realidade se você não começar agora mesmo.
  • Comprometa-se a trabalhar em algo novo, esteja disposto a aprender, saia de sua zona de conforto.
  • Rejeite desculpas tais como: falta de tempo, dinheiro ou experiência.
  • Lembre-se que o pior e mais amargo arrependimento é daquilo que não fizemos.

Abrace as suas ideias. Agora!

Tem uma ideia, tem um sonho de negócio e quer coloca-lo em prática e possui alguma dúvida ?

Vem para a UPGRADE CONTABILIDADE E CONSULTORIA.

(11) 96838-5571
(11) 4183-2079
contato@upgradecontabil.com.br

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro desses e outros assuntos empresariais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos lhe ajudar ?